Google Trends, concorrência e crise econômica

F1As pesquisas na web, que já fazem parte do cotidiano de diversas pessoas há muito tempo, estão se popularizando cada vez mais através do acesso à internet móvel por smartphones e tablets. Hoje em dia não é mais necessário memorizar e digitar diversos endereços para encontrar a resposta que procura. Basta digitar no Google uma palavra-chave, que o sistema de busca se encarrega de trazer os resultados mais relevantes (abaixo, é claro, dos anúncios pagos). Geralmente a resposta estará nos primeiros cinco ou dez links.

O divertido de tudo isso é que cada termo procurado é armazenado e ranqueado (a partir da quantidade de buscas) em um sistema chamado Google Trends (link). Ao final de cada ano são divulgadas listas das pesquisas mais populares, separando os termos inclusive por tema. No Brasil, por exemplo, as três palavras mais pesquisadas em 2015 foram “BBB15”, “Cristiano Araújo” e “Resultado do Enem”. Nada muito diferente de 2014, quando os três termos mais buscados pelos brasileiros foram “BBB14”, “Enem” e “Amor à Vida”.  Mas é só isso? A única vantagem do Trends é medir a popularidade de um artista, música ou novela? Não.

Para a felicidade dos Data Scientists, esta ferramenta vai além da simples ordenação dos termos mais pesquisados; ela disponibiliza desde 2004 a evolução semanal do número de buscas de cada palavra, indicando se determinado tema ganhou ou perdeu relevância ao longo do tempo; e dependendo do termo pesquisado, podemos extrair algumas conclusões bacanas sobre concorrência, crescimento econômico, confiança dos agentes e até mesmo identificar padrões sazonais.

O software R, a partir da biblioteca gtrendsR, nos permite baixar e trabalhar com os dados do Google Trends de uma maneira fácil e intuitiva. Basta entrar com os dados da sua conta Gmail e informar os termos da pesquisa, como destacado no exemplo abaixo para “bares” e “restaurantes” no Brasil.

library(gtrendsR)
user <- "usuario@gmail.com"
psw <- "senha"
gconnect(user, psw)
rm(psw)
exemplo <- gtrends(c("bares", "restaurantes"), geo = "BR", res="week")
plot(exemplo)

Os termos utilizados no código de exemplo não têm nada de emocionante, então economizarei espaço omitindo o gráfico. Mas e se fizermos uma pesquisa com alguns sites de e-commerce no Brasil, seria possível identificar os maiores players e o que tem acontecido em termos de concorrência neste segmento somente a partir das buscas no Google?

G1

Através do gráfico acima é possível perceber que a quantidade de buscas pelo site Americanas.com é mais do que o dobro das buscas pelo site do Submarino. Além disso, vemos que este último perdeu relevância ao longo do tempo – que pode ter sido “roubada” em parte pela loja virtual do Walmart. Também interessante notar como as buscas por estes sites de e-commerce cresce nos dias de black friday (última semana de novembro de cada ano) e como este evento importado dos EUA tem ganhado popularidade mais recentemente.

Olhando agora para a evolução das pesquisas por “pós-graduação” e “MBA” (gráfico abaixo), é possível perceber uma forte tendência de queda na procura destes cursos de especialização, o que pode estar em parte relacionado ao elevado comprometimento de renda das famílias e ao enfraquecimento da atividade econômica nos últimos anos.

G2

Por fim, algumas pesquisas do Google, além de terem boa aderência com a evolução da atividade econômica, sugerem um padrão sazonal interessante. É o caso do termo “emprego”. Pelo gráfico abaixo nota-se que a procura por “emprego” aumenta bastante no início de cada ano e depois cai gradualmente até atingir o mínimo anual no mês de dezembro. Os meses de fevereiro e março também mostram algumas quedas abruptas, provavelmente relacionadas ao carnaval. Também destaca-se a forte alta na procura por emprego neste início de 2016, coerente com a deterioração observada no mercado de trabalho ao longo de 2015.

G3

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