Whatsapp vs produtividade

whatsapp2

Aproveitando o início de um novo ano, nada como pensar em coisas que gostaríamos de fazer: Um regime, começar academia, estudar X, mudar de emprego etc.

No meu caso, eu gostaria de diminuir o ‘ruído’.

Não tem muito tempo, me dei conta que estava com 4 softwares diferentes pingando conversas no meu computador, email, Skype for Business, Slack, whatsapp web enquanto que eu respondia um colega pelo Facebook Messenger no meu celular.

Vou dar um exemplo do que quero diminuir…

Whatsapp e seus grupos

Tenho um grupo no Whatsapp de mais ou menos uns 14 amigos que em média se conhecem há 15 anos e como foi dito internamente, é um ‘grupo sem propósito’, ele não tem uma função, objetivo ou finalidade mas foram trocadas 34.742 mensagens desde 20/10/2014.

dailyMessages

Vamos quebrar pelos 10 usuários mais ativos:

MessageCount

Para um grupo só até que é razoável, considerando que os usuários mandam me média 1.200 mensagens e recebem 2.200. (fonte)

Quando mandei esses gráficos no grupo, a primeira coisa que os ‘primeiros colocados’ responderam foi que estão acostumados a mandar várias mensagens em sequencia ao invés de um grande bloco de texto, por isso esses gráficos estavam inflados.

wordCount

MENTIRA!

Quebrei os textos por palavras e contei, o que aumentou ainda mais a distância dos ‘primeiros colocados’. Os três primeiros colocados correspondem a 48% do ruído gerado nesse grupo! (infelizmente eu sou era um deles)

Mas não é só isso, resolvi fazer uma análise do vocabulário olhando o número de palavras ‘únicas’ no texto de cada um e comparei com o número de mensagens. A tendência é clara, quanto mais se escreve, mais se repete. É o efeito “Vai Curintia!”, repetir isso a exaustão não te faz um cara mais legal…

Vocab_Palavras

Datas e horários

E quando é que essas mensagens aparecem?

WeeklyMsg

É lógico que é durante a semana…

hourlyMsgs

Bem no horário comercial, especialmente as 10:00…bem depois do primeiro café!

77,6% no horário ‘comercial’ (9:00 as 19:00)

82.9% de segunda a sexta

Se um usuário médio manda 1.200 mensagens e recebe 2.200 por mês, então ele sofre em média um pouco mais de 100 interrupções por dia no trabalho!!! Só no Whatsapp.

Tempo gasto

Só para termos uma noção de dimensão, vamos comparar a quantidade de texto produzida nesse grupo do Whatsapp com alguns livros:

WhatsVsLivros

Em um pouco mais de um ano, escrevemos coletivamente mais de 180.000 palavras,  3x o Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas que tem 60.426.

Toma essa Machadão!

Multitasking

O maior problema disto é o efeito que realizar diversas tarefas tem no nosso cérebro, onde ao realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, temos um desempenho inferior em todas.

http://www.forbes.com/sites/work-in-progress/2013/01/15/how-multitasking-hurts-your-brain-and-your-effectiveness-at-work/

http://www.forbes.com/sites/travisbradberry/2014/10/08/multitasking-damages-your-brain-and-career-new-studies-suggest/

Sem contar que isso atrapalha para entrar no estado de ‘flow’

https://en.wikipedia.org/wiki/Flow_%28psychology%29

O resultado é, 100 interrupções por dia do Whatsapp, um punhado do Slack, Skype, Facebook Messenger e trocentas notificações de recebimento de emails nas contas do trabalho e pessoal, além de Twitter e Facebook, é fácil afirmar que somos interrompidos pelo menos uma vez a cada dois minutos…

…Pelo menos o telefone raramente toca hoje em dia…

Próximos passos:

Eu gostaria de fazer uma análise no conteúdo dessas mensagens, porém alguns desafios se apresentam, como a informalidade, a coloquialidade da conversa, os erros e português e as figuras de linguagem. Por exemplo quando um chama o outro para jogar Age of Mythology…

“Zoomm!”

Outra coisa legal seria ver as relações entre o pessoal, mas para isso eu precisaria tratar os apelidos (e as vezes xingamentos) que se referem carinhosamente aos indivíduos do grupo.

Além disso, fazer uma análise de sentimento nos textos. Será que segundas feiras são mais tristes que sextas? É possível um texto negativo mudar o sentimento do grupo de negativo para positivo? Qual a intensidade necessária?

Por fim, que termos deixam o pessoal mais irritado?

Advertisements

One thought on “Whatsapp vs produtividade

  1. Pingback: Tempo – Investir Melhor

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s