Porque o R?

O que é, e porque o R. Onde faço o download?

Como antecipado nos primeiros posts deste blog, nossa principal ferramenta para manipulação, análise e visualização de dados será o software R. Além de ser gratuito, o R é extremamente flexível e extensível, o que nos possibilita, em um só ambiente, trabalhar dos cálculos simples de Excel até os modelos mais avançados de Eviews, Stata, SPSS e MATLAB. Além disso, neste mesmo ambiente é possível produzir gráficos de excelentíssima qualidade.

A interface do R é baseada em linhas de comando, que seguem uma regra lógica chamada sintaxe. Não é nada de outro mundo: trata-se de uma linguagem, e como em qualquer outra, ao adquirirmos fluência, passamos a nos expressar cada vez melhor.

O aprendizado de R fica muito mais fácil e divertido quando pode ser aplicado. Acredito que este não é o tipo de programa que se aprende lendo um livro de 600 páginas. Mas um guia certamente pode ser de grande utilidade, e é exatamente este o principal propósito do nosso blog. Acompanhe as postagens, coloque os comandos no R, execute linha-a-linha e aprenda com os resultados.

Sob o nosso ponto de vista, os argumentos acima já seriam mais do que suficientes para justificar o aprendizado do R, mas cabe destacar mais uma informação relevante: o R está entre os softwares mais utilizados por acadêmicos e pesquisadores no mundo. Isso implica que além de gratuito, conta com uma ampla comunidade de usuários, o que torna muito mais provável que alguma dúvida que eventualmente venha a surgir já tenha sido respondida na web.

Apenas para ilustrar a importância deste software para o universo de pesquisadores, utilizaremos o exemplo do “Kaggle.com” – plataforma que financia competições entre data scientists do mundo todo. Neste site, pessoas e empresas divulgam problemas que precisam de um modelo analítico para ser solucionados, juntamente com quanto esperam pagar pela resposta. Vence o analista ou time de analistas que apresentar o melhor modelo dentro do custo esperado. A figura abaixo, extraída do Kaggle, mostra os softwares mais utilizados na solução dos problemas. Perceba que o R lidera com uma ampla margem sobre o MATLAB. O site também indica que dentre os vencedores dos projetos, mais de 50% utilizou o R. Mas chega de blábláblá, e vamos logo aprender como instalar o programa e começar a operá-lo.

fig 1

As versões mais recentes do R podem ser encontradas no site http://cran.rstudio.com/. Escolha a versão compatível com seu sistema operacional (Windows, Linux ou Mac), e depois acesse o link “base” ou “install R for the first time”. Na próxima página, caso tenha escolhido a versão para Windows, aparecerá logo de cara o link “Download R X.X.X for Windows”. Basta salvar o arquivo (.exe) e iniciar a instalação. Até o momento que escrevo este post, a versão mais atual é a 3.2.1.

O segundo passo é instalar o RStudio, que é um ambiente de trabalho (também gratuito) criado para facilitar a utilização do R. No site do RStudio (http://www.rstudio.com/), procure por “Download RStudio” ou acesse diretamente este link (http://www.rstudio.com/products/RStudio/). Em seguida, faça o download da versão “Desktop”, disponível em (http://www.rstudio.com/products/rstudio/download/).

Por fim, também sugerimos atualizar o Java para a versão mais recente, e compatível com seu sistema operacional (32 ou 64 bits). Nos próximos posts utilizaremos alguns pacotes (ou packages) importantes que necessitarão do Java mais atual para funcionar corretamente. Para identificar qual é a versão do seu Windows, consulte este link:

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/958406/pt-br. Agora basta instalar o Java correto (32 ou 64 bits) a partir deste link:

https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

Feito! Após estes três passos você estará pronto para operar o R e economizar muito, mas muito tempo com tratamento e manipulação de dados. Minhas próximas publicações serão mais focadas em explorar as diversas aplicações do software R no campo da economia, sempre priorizando a utilização de dados brasileiros nas análises.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s